Image Map

Pão Integral

Olá pessoas do bem!

Hoje eu vou trazer mais uma receita saudável que eu utilizo muito na minha casa e recomendo aos meus pacientes, e não falo apenas como nutri, pois eu realmente acredito e defendo a alimentação saudável e caseira. 

Sabe essa coisa de cozinhar, de preparar o próprio alimento? De comida de verdade? É sobre isso que estou falando! Ok, sei que a maioria das pessoas correm o dia inteiro e não tem tempo pra cozinhar, já vivi isso também, mas acredite, pode ser apenas uma questão de aproveitamento do tempo, de mudar algum hábito. E as vezes apenas um detalhe na nossa alimentação, pode fazer a diferença na nossa vida e de nossa família!

Eu adotei esse pão integral, preparado com todo amor e carinho, sem conservantes, corantes, estabilizantes, e tantos "zantes" utilizados pela indústria alimentícia, e por exemplo, eu utilizo controle de sal, fermento e óleo e não utilizo açúcar. Com isso, o nosso dia a dia ficou mais saudável! Sabe aquele pão que te deixa saciada(o) comendo pouco? Sabe aquele pão gostoso que cada mordida vale a pena?

Mas porque utilizar farinha integral?
As farinhas integrais não passam pelo refino, mantendo suas características. São carboidratos compostos, ricos em fibras e vitaminas como magnésio, zinco, selênio e vitaminas B1 e B6. Dão saciedade por um período maior, já que a insulina é liberada aos poucos. É ótima para um bom funcionamento do intestino e para a perda de peso.

Vantagens/Desvantagens no preparo do pão:
Vantagens: É mais saudável e mais gostoso, você pode acrescentar o que quiser (sementes, aveia, farinha integral, excluir óleo e ovos, controlar o sal, o açúcar, o fermento, etc).
Desvantagens: Exige tempo (pra mim já não é desvantagem, pois escolho um dia que estarei em casa, para observar o crescimento da massa).


Agora que eu expliquei a importância do consumo de pão integral, vamos a receita!

INGREDIENTES:
3 xícarás de farinha integral (570g)
2 xícaras de farinha de trigo (430g)
+ farinha integral para dar o ponto da massa (aprox. 50g)
3 xícaras de água morna (aproximadamente 800ml)
1 colher de chá rasa de fermento biológico (bem rasa mesmo, ok?)
1 colher chá bem rasa de sal
2 colher de sopa de óleo de sua preferência.
gergelim (opcional)
Não é preciso açúcar

MODO DE PREPARO:
- Num refratário grande misture as farinhas. Abra um buraco ao meio e acrescente o óleo e o sal. Aos poucos vá adicionando a água morna (não adicione tudo de uma vez, pois a massa pode precisar de menos água que o recomendado). Misture! Acrescente o fermento e misture.
- Quando a massa ainda estiver grudenta (mas não mole), é hora de por a mão na massa! Sove, não como se estivesse descontando no pobre do pão. Sove com carinho, sem utilizar a força. Sovar é aquele momento em que você consegue misturar bem a massa, tornando ela homogênea, uma bola de massa que não gruda na mão. Nesse momento você precisará adicionar farinha aos poucos, tanto quanto precise para que a massa fique bem lisa e deixe de grudar na mão.
- Cubra o refratário com um pano e não deixe onde passe corrente de ar. Aguarde crescer por uma hora.
- Passando essa hora, a massa terá dobrado de volume. Você perceberá que ela está mais leve! Nesse momento iremos para a segunda "sova"- carinho na massa. Ela voltará a grudar nas mãos, e você utilizará mais farinha! Dessa vez, você fará duas bolas, e moldará em formato cilíndrico ou no formato que for a sua forma. Quando elas estiverem homogêneas e lisas, você poderá acomodá-las nas formas previamente untadas (eu utilizo apenas óleo). Você pode adicionar o gergelim para decorá-lo (opcional). Cubra novamente com o pano e agora deixe crescer por 4 horas. Isso mesmo! Dessa forma utilizaremos muito bem o fermento! Se você dispor de mais tempo para a fermentação, pode deixar o pão descansar mais!

Passado essas 4 horas, pre aqueça o forno a 180ºC por 15 min.
Asse os pães entre 40 a 70 minutos, isso depende muito do forno de cada um. Aqui no meu forno pra dar certo eu deixo assando por 1h10 (70 minutos), mas conheço pessoas que assaram o pão em 45 minutos e também deu certo.
O rendimento da receita dá para 2 pães do tamanho deste da foto.


E se você também quer aprender a fazer essa pastinha (pasta de grão de bico - Homus Tahine), a receita está disponível nesse link!

Bom apetite!

Quem ai é fã de pão integral?
Pão Integral Pão Integral Reviewed by Anônimo on 15:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

.
Tecnologia do Blogger.